sábado, 5 de março de 2011

Visões do trânsito nos EUA

 Recentemente passei 11 dias na Califórnia e como não poderia deixar de ser devido ao meu trabalho  fiz várias observações e comparações entre eles e nós  referente ao transito e ao comportamento dos motoristas.
A primeira reparei foi a qualidade do asfalto ou concreto das ruas, Boulevard e auto pistas, são poucos os solavancos e trepidações decorrentes do piso. Pude confirmar isto de forma clara, pois trinquei uma costela na Disney e la não sentia tanta dor ao dirigir mas chegando no Brasil e andando pela marginal e estradas a dor ela latente a cada solavanco.
 Outro ponto de destaque é o respeito ao pedestre e deste aos veículos não vi motoristas buzinando enquanto outro cerro esperava a travessia dos pedestres na faixa. Praticamente não se escuta buzina e nem se vêem carros grudados na traseiro do veiculo à frente.
 São várias regras e convenções diferentes das existentes aqui. Lá é permitido virar a direita em 90% dos semáforos, em vários cruzamentos existe a ordem de parada para os quatro lados e atravessa quem chegou em primeiro. Nos estacionamentos de shopping center a preferência é sempre do pedestre.
Resumindo os índices de acidentes são muito menores dela e com certeza a educação e o respeito existente,além da fiscalização rigorosa, contribuem para isto.
Em meu trabalho luto diariamente para isto mas o egoísmo e a agressividade do motorista brasileiro além da pouca fiscalização, só contribuem para que as mortes no transito fiquem anualmente acima das 30.000 pessoas alem dos feridos e pessoas que ficam invalidas geralmente na idade mais produtiva.