Itu, 23 de março de 2021
Demorei mais de um ano para me manifestar sobre esta pandemia. Cheguei a algumas conclusões pessoais, mas vamos aos fatos e minhas opiniões.
Fato: Estamos passando por uma grande pandemia. Um vírus com alto poder de contaminação que vem aumentando a cada nova mutação, mas com sua mortalidade a nível mundial em torno de 2,2% dos casos confirmados.
Opinião: Os dados da letalidade tem muitos pontos que não o tornam exato com baixa notificação, a grande maioria dos casos confirmados foram de pessoas que manifestaram algum sintoma, portanto não sabemos o número exato ou aproximado de infectados. Com esta ressalva, acredito que a letalidade possa ser menor ainda.
Fato: O uso da Cloroquina(CQ) e da Hidroxicloroquina(HCQ) não tem comprovação cientifica de eficácia no combate ao vírus da COVID.
Opinião: Como não tem comprovação de eficácia também não tem comprovação se tem efeito. Politizaram o remédio. Como todo remédio estes também tem efeitos colaterais, portanto deveriam deixar o médico decidir o que usar e em qual paciente. O que pessoas totalmente despreparadas fizeram é que é um verdadeiro genocídio
Fato: A busca incansável de todos os .pesquisadores na área de saúde é o diagnóstico precoce para que se inicie o tratamento precoce. No Brasil isso foi proibido para a COVID. Vemos noticias, post em redes sociais praticamente comemorando qualquer noticia ruim sobre o tratamento precoce.
Opinião: Vemos juízes, desembargadores, procuradores, ministros(que as vezes mau sabem de direito), prefeitos governadores dizendo e determinando o que o profissional de saúde pode ou não fazer. Isso sim está sendo um crime. Quantas pessoas morreram tomando CQ ou HCQ quando medicados e acompanhados por um médico? Acho que nenhum ou um número não significativo. São remédios usados a décadas e não fármacos novos.
Fato: Um pandemia para acabar mais de 50% da população tem que ter anticorpos o que é chamado de efeito "rebanho". Como chegar a este patamar só tendo contato com o vírus que pode ser de forma natural ou através de uma vacina.
Opinião: A vacina é a solução sim mas o tratamento precoce deveria ter sido liberado para decisão unicamente dos médicos com a concordância do paciente. Imagine se no futuro comprovarem que CQ e HCQ tenham 10% de cura dos tratados? Quantas vidas poderia ter sido salvas?
Não irei falar hoje sobre as medidas de isolamento e economia. Mas a situação só está neste ponto por culpa, em ordem de importância, de;
- Políticos: de todas as orientações com raríssimas exceções. Politizaram a pandemia pensando somente em seus ganhos políticos e na próxima eleição. Receberam muito dinheiro e foram liberados dos rigores da lei de licitação e o que fizeram? No geral o que fazem sempre desvio de dinheiro, compras super faturadas e roubo puro e simples. Muitos só falam na ciência, coitada dela que nuca foi tão mau tratada, e não se prepararam para a segunda onda. Esta segunda onda foi muita mais forte que a primeira na maioria dos países e prefeitos e governadores tiveram um ano para se preparem e não o fizeram ou fizeram pela metade.
- Judiciário: Tirando as exceções se transformaram em "deuses" que tudo sabem e que em tudo se metem. Lamentável a atuação principalmente do STF que se transformaram nos presidentes do país sem terem sido eleitos.
- Imprensa: Um papel ridículo na cobertura só mostrando ou tentando achar o lado ruim das coisas, falando meia verdades e espalhando desinformação. Praticamente não leio mais a imprensa tradicional que para mim perdeu toda a credibilidade.
- O povo: Com uma menor parcela de culpa mas também muitas vezes não ajudamos. Erramos em nos aglomerarmos e muitas vezes não adotarmos a higiene mínima necessária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário