segunda-feira, 6 de junho de 2016

Como diminuir a corrupção

Sim diminuir pois acabar é um sonho impossível. Temos visto todos os dias novidades nos escândalos de corrupção e cada vez mais e mais politicos são envolvidos. Tenho em minha consciência que se investigarem a fundo no governo federal, nos governos estaduais e nas prefeituras, vai faltar cadeia para tanto corrupto.
 Infelizmente esta é a realidade brasileira. Ao contrário do que as esquerdas estão falando, quem saiu nas ruas para pedir o impedimento da presidente Dilma não estava e não esta defendendo o governo do presidente Temer. Estas pessoas queriam a saída da presidente do partido que fez da corrupção um projeto de governo.
 Como minimizar a corrupção? A meu ver algumas medidas teriam um grande, rápido e eficaz resultado. Passo a descreve-las sem ordem de importância apenas de lembrança:

a) Fim do fundo partidário. Seria uma depuração do sistema partidário. com o fim os partidos teriam de se sustentar apenas de doações e da contribuição dos filiados o que diminuiria o numero de partidos para algo em torno de 3 a 5 no máximo. Junto poderiam ser extintas todas as cláusulas de barreira para criação de partidos. Claro que esta medida seria uma parte da reforma política  que descrevi em outro artigo aqui ;

b) Privatização, PPP, concessões. Esta é uma parte muito importante. A existência de empresas públicas é uma das causa da corrupção, engessa a administração da empresa, ao excesso de funcionários com privilégios. Portanto passar para a iniciativa privada, nacional ou estrangeira, é um imperativo para a melhora da eficiência e fim da corrupção nestas empresas;

c) Fim do cargos de livre indicação. Só no governo federal há uma estimativa de aproximadamente 25.000 cargos comissionados sendo esta mais uma fonte de corrupção e aparelhamento do Estado. A extinção de 90% destes cargos não prejudicaria o Estado, só os políticos que indicam, e poderia valorizar o funcionalismo com a definição de uma estrutura que privilegie o mérito e não o "QI";

d) Diminuição das regulamentações. O Brasil, em todos os níveis, tem regulamentação em excesso, isto além de prejudicar a vida das empresas e dos cidadãos é uma fonte de corrupção no dia a dia pois gera-se dificuldades para se vender facilidades ;

e) Fim do foro privilegiado. O foro só deve existir para os políticos quando relacionados ao exercício do cargo, como crimes de opinião, mas não para crimes comuns e ou anteriores ao mandato. 

f) Educação. Uma educação de qualidade sem ideologia e com valorização do professor é imperioso não só para o crescimento do país bem como para a diminuição da corrupção. Pessoas com conhecimento e com valores não toleram a corrupção e não a praticaram no dia a dia.

g) ONGs, sindicatos e "movimentos sociais". Fim da destinação de verbas públicas para eles. Organizações não governamentais e movimentos sociais não podem viver de verbas públicas. No caso do sindicatos temos que acabar com imposto sindical e fazer uma auditoria de como foi gasto este dinheiro nos últimos anos.

 Estas são algumas opiniões e sugestões para a diminuição da corrupção. Cada um dos itens acima  dariam um texto exclusivo. 
 Fiquem a disposição de criticar ou acrescentar outros tópicos para discussão.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário