quarta-feira, 6 de julho de 2016

Considerações sobre a Lava Jato e corrupção

  Desde o início da operação Lava Jato em 2009 segundo o MPF em seu site, minha primeira duvida era se a mesma seria levada adiante, se realmente puniria os envolvidos e se pegaria os protagonistas do cenário político e empresarial nacional. No seu inicio ninguém imaginava o tamanho a que poderia chegar.
  Passados sete anos desde seu inicio esta duvidas foram quase todas sanadas, faltando ainda a punição de muitos envolvidos no âmbito político. Com certeza o país vem mudando devido ao empenho e dedicação de juízes, procuradores, delegados e policiais federais que devem sofrem pressões de todos os tipos. Um coisa que fica clara é a vontade de barrar, acabar ou limitar as investigações e a própria operação pois ela mexeu com a forma de sobrevivência do mundo político e descortinou a maneira de trabalho das maiores empreiteiras do Brasil.
  Minha convicção é que a corrupção esta entranhada na administração publica de todos os níveis. A Lava Jato esta atuando apenas na ponta do iceberg do nível federal pois ela atua na Petrobras e começou a atuar na Eletrobrás, na Eletronuclear, nos Correios e seu fundo de pensão e no Ministério do Planejamento. Faltam todas as outras mais de 100 empresas estatais, os outros ministérios, as agencias reguladoras e as autarquias. Tenho certeza que em todas serão encontrados esquemas de desvio de dinheiro publico. Vai faltar também todos os Estados, todos os municípios , os Legislativos federais, estaduais e municipais e também o poder Judiciário federal e estadual. Em todos, com certeza, serão encontrados esquemas de desvios de dinheiro publico para partidos e para enriquecimento pessoal. 
  Como podemos inferir o trabalho é enorme e não sei se as forças que perdem irão permitir e que avencem tanto.
  Existem inocentes? Muito poucos pois esta é a maneira de sobrevivência no meio politico. Soluções para diminuir a corrupção, pois acabar é uma utopia, existem  como já escrevi aqui.
  Espero que a Lava Jato chega ao seu final e que todas as outras investigações prossigam e que seja uma virada na impunidade de políticos e empresários neste pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário