terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Ouvidoria Ativa

JEPAlayon em 29/01/2019

Viajando Direito


Este vai ser um artigo breve. Vejo nas redes sociais constantes reclamações em relação ao atendimento das empresas não só na hora de vender mas principalmente após a venda ou quando acontece algum problema.
Os call center são em sua grande maioria terceirizados ou são chatbots, que tem crescido muito. Nada contra a modernização e diminuição de custos. Mas será que os consumidores estão aprovando? Não tenho está resposta.
Meu foco aqui é as empresas aéreas nacionais que estão com muito problemas nesta área. Devido aos grandes problemas de regulamentações, impostos e taxas exorbitantes me também de falta de concorrência a minha impressão é de que elas esqueceram dos consumidores.
Tenho um projeto pronto para ajudar uma empresa aérea a resgatar esta paixão em atender o passageiro. Chamo-a de "ouvidoria ativa". Infelizmente não consegui mostrá- para nenhuma empresa.

Claro que este projeto pode ser adaptado a qualquer empresa.

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Sugestão de Leituras 12/03/2018

Começo aqui uma nova série de postagens com sugestões de livros. Todos os livros indicados eu os tenho e já os li. Vamos começar

A Lanterna na Popa: São as memórias de Roberto Campos publicado em 1994 este é um livro clássico para quem quer conhecer o pensamento liberal e uma boa parte da história do séc.XX. O autor participou de acontecimentos importantes bem como foi diplomata, político, articulista e escritor. Este é daqueles livros que se lê de um folego só apesar de suas mais de 1.000 páginas. Apesar de sua primeira edição ser de 1994 o mesmo já está na 4ª edição de 2004 o livro é bastante atual.


O que é Conservadorismo: Livro do filósofo conservador Roger Scruton, que não é estudado em nossos faculdades de humanas, é uma leitura para que quer conhecer um pouco sobre o conservadorismo. Segue trechos do livro :

"A tributação progressiva é um ato que põe em risco os laços entre o Estado e seus indivíduos mais bem-sucedidos, e só pode ser visto como uma necessidade social se a nação apresentar nível tão elevado de ressentimento por parte da população desprivilegiada, que os ricos devem ser punidos para apaziguá-los."

"Estado aqui concebido não como meio de liberdade individual, mas como guardião de uma ordem social estabelecida e de uma cultura que é herança comum de todos."



Boa leitura.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Representação Popular é preciso alterar.


JEPAlayon em 16/01/2019


Hoje vou falar sobre representatividade popular na Câmara dos Deputados. Já escrevi sobre a reforma política que gostaria de ver implantada no Brasil e para complementar o assunto vou mostrar, com dados do Tribunal Superior Eleitoral, como a representatividade esta distorcida.

  A atual distribuição de deputados por estado é consequência do famoso "Pacote Eleitoral de Abril" implantado no governo do período militar do general Ernesto Geisel. Infelizmente este sistema foi mantido pela Constituição de 1988.

  O Art. 45 § 1º defini que o número mínimo é de oito e o de máximo é de 70 deputados por unidade da federação. Se a Câmara dos Deputados é constituída de representantes do povo, este artigo deveria mudar ou simplesmente ser excluído. A representação dos entes federados é feita no Senado onde cada ente federal elege o mesmo número de senadores, três atualmente. 

  Segue abaixo alguns quadros analisando o que temos hoje e como deveria ser a distribuição de vagas na Câmara dos Deputados:








  Para ter uma Câmara dos Deputados representando realmente à população devemos alterar urgente a distribuição das vagas por Estado. Esta sugestão não tem nada de preconceito contra qualquer Estado ou região do Brasil, ela visa tão somente em aperfeiçoar a representação popular. 

Duvidas e sugestões pelos comentários ou pelo e-mail alayonconsultoria@gmail.com