Se tem alguma coisa que a grande maioria das pessoas concordam é que educação, ensino é fundamental para qualquer pessoa e qualquer país. Podemos dizer que é quase uma unanimidade. Ai acaba a concordância e acaba também o diálogo e a discussão sadia o que infelizmente é a norma em qualquer assunto.
Atualmente, abril de 2019, a discussão é em relação ao educador Paulo Freire. Eu só li sobre o Paulo Freire mas não li sua obra e portanto não vou emitir juízo nenhum sem conhecimento. É ridícula esta discussão, pois, como sempre, as pessoas não estão focando no que é fundamental e sim discutindo pessoas, símbolos, sem escutar e aceitar o contrário e não estão discutindo o essencial.
Independente do modelo, método ou educador adotado no Brasil a única verdade é que ele fracassou. Nosso sistema educacional, excetuando raríssimas ilhas de exceção, é um grande porcaria. No exame Pisa somos um fiasco total. Um grande número de alunos entra na faculdade analfabetos funcionais, sabem ler mas não conseguem interpretar, sem conhecimentos básicos de matemática, história e ciências e alguém ainda é capaz de dizer que o caminho é este?
O que falar das universidades e principalmente dos cursos da área de humanas? Uma verdadeira vergonha. Vários cursos irrelevantes e de qualidade duvidosa bem como universidades federais de quinta categoria foram criados nos últimos 15 anos. O Brasil investe mais em ensino superior do que m ensino básico, fundamental e médio, ou seja fazemos exatamente ao contrário do que correto.
Se eu tenho a solução? É claro que não mesmo porque não sou educador nem um estudioso sobre o assunto mas tenho algumas ideias.
Escola em tempo integral, avaliação de professores (com a intenção de corrigir deficiências), valorização dos professores, instituir a cobrança dos cursos universitários, mudar o ensino do inglês visando a fluência e não a gramática, passar todo o ensino do fundamental ao médio para os municípios que teriam autonomia curricular, etc. Tem várias outras mas não quero me alongar.
Você pode concordar com tudo que escrevi ou com nada mas o importante é que a mudança do modelo e dos métodos da educação no Brasil é prioridade ZERO para que tenhamos futuro. Está na hora de pararmos com discussões idiotas e iniciarmos as mudanças para sairmos deste atoleira que está comprometendo o futuro das crianças e do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário